Repositório Digital FacMais Facmais - Unidade: Inhumas Dissertações do Mestrado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://65.108.49.104:80/xmlui/handle/123456789/535
Tipo: Dissertação
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE TEATRO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Autor(es): LIMA, Eliane da Silva
Primeiro Orientador: LEAL, Cristyane Batista
Resumo: Esta dissertação insere-se na linha de Educação e Arte/teatro é o resultado de uma pesquisa que objetivou analisar os contextos de formação inicial do professor em artes cênicas em Goiás e suas implicações no ensino de arte-teatro nas escolas públicas estaduais em Aparecida de Goiânia. Nesse sentido, os objetivos específicos são: a) Identificar os marcos históricos e legais sobre a formação de professores e o Ensino de Arte/teatro; b) Analisar a inserção de professores de teatro nas escolas públicas de Aparecida de Goiânia dentro do quadro curricular de artes; c) Relacionar formação de professores e o currículo de arte-teatro no Brasil em Goiás. Diante da atuação polivalente e a precariedade de condições para o ensino de teatro na escola, teceram várias reflexões sobre o seguinte problema: Quais os desafios demandados pela carência de professores com formação inicial em teatro nos Anos Finais do Ensino Fundamental?  O método é materialismo histórico-dialético, sendo utilizados dois procedimentos: a coleta dos dados e a interpretação destes, segundo referenciais teóricos, buscando formação de professores em teatro, quantitativo de professores licenciados em arte, tendo como recorte o município de Aparecida de Goiânia. Outro procedimento da pesquisa foi a pesquisa bibliográfica. Como base nas obras de Pierre Bourdieu (1974, 1978, 2007, 2015), buscou-se conceitos como violência simbólica, habitus e os diferentes tipos de capital (social, cultural e simbólico) para ajudar a pensar a formação de professores e o ensino de arte/teatro no Ensino Fundamental Anos Finais. Também recorremos a autores como Barbosa (1978), Charlot (2013), Desgranges (2011), Libâneo (2008), Matias (2020) para pensar a formação de professores e o lugar do teatro na escola. Pelas análises e interpretações das informações obtidas do campo empírico percebemos o preenchimento do quadro da modulação da escola com professor licenciado em qualquer disciplina, acarretando fatores que comprometem o ensino e aprendizado desta disciplina. Ficou evidenciado que nestas escolas prevalece a polivalência do professor licenciado. Refletimos que essa prática descaracteriza a identidade do profissional em artes cênicas, fragilizando tanto o ensino e a aprendizagem dessa arte quanto seu lugar já hostilizado no contexto social.
Abstract: This dissertation is part of the line of Education and Art/theater is the result of a research that aimed to analyze the contexts of initial teacher training in performing arts in Goiás and its implications in the teaching of art-theater in state public schools in Aparecida de Goiânia. In this sense, the specific objectives are: a) To identify the historical and legal frameworks on teacher education and art/theater teaching; b) Analyze the insertion of theater teachers in public schools in Aparecida de Goiânia within the arts curriculum; c) To relate teacher education and the art-theater curriculum in Brazil in Goiás. Given themultipurpose performance and the precarious conditions for theater teaching at school, several reflections on the following problem were made: What are the challenges posed by the lack of teachers with initial training in theater in the Final Years of Elementary School?  The method is historical-dialectical materialism, using two procedures: data collection and interpretation of these, according to theoretical references, seeking training of teachers in theater, quantitative of teachers licensed in art, having as cut out the municipality of Aparecida de Goiânia. Another procedure of the research was bibliographic research. As a basis in the works of Pierre Bourdieu (1974, 1978, 2007, 2015), we sought concepts such as symbolic violence, habitus and the different types of capital (social, cultural and symbolic) to help think about teacher education and the teaching of art/theater in Elementary School Final Years. We also used authors such as Barbosa (1978), Charlot (2013), Desgranges (2011), Libâneo (2008), Matias (2020) to think about teacher training and the place of theater in school. Through the analyses and interpretations of the information obtained from the empirical field, we perceive the completion of the framework of the modulation of the school with a licensed teacher in any discipline, resulting in factors that compromise the teaching and learning of this discipline. It was evidenced that in these schools the polyvalence of the licensed teacher prevails. We reflect that this practice mischaracterizes the identity of the professional in performing arts, weakening both the teaching and learning of this art and its place already antagonized in the social context.
Palavras-chave: Arte/Educação
Ensino de teatro
Formação de professores em Teatro
Currículo
BNCC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Facmais
Sigla da Instituição: FACMAIS
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://65.108.49.104:80/xmlui/handle/123456789/535
Data do documento: 3-Ago-2022
Aparece nas coleções:Dissertações do Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIANE DA SILVA.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.