Repositório Digital FacMais Facmais - Unidade: Inhumas Dissertações do Mestrado
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Tipo: Dissertação
Título: FILME ALICE JÚNIOR: UM OLHAR PARA ALUNOS TRANSGÊNERO
Autor(es): GODOI, Kássia Dayana de
Primeiro Orientador: CHAMPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira
Resumo: Este trabalho realiza uma análise do longa-metragem brasileiro Alice Júnior (2019), uma comédia voltada ao público jovem, disponível na plataforma Netflix. O filme possui a escola como cenário principal e uma aluna transgênero do Ensino Médio como protagonista, utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (1979). O objetivo deste estudo é discutir a transgeneridade do ponto de vista conceitual e dentro dos espaços formais de ensino tomando o filme como referência; compreender como se constituem as identidades sexual e de gênero dos sujeitos com base nas teorias de Joan Scot, Robert Stoller, Simone de Beauvoir, Gaylle Rubin, Michel Foucault, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, Berenice Bento, entre outros; perceber o cinema como fonte de conhecimento e informações que, de acordo com Rosália Duarte e Eli Fabris, proporciona aos professores e estudantes uma rica leitura de mundo. Por meio deste estudo é possível compreender que o filme proporciona conhecimento e reflexões acerca da diferença entre identidade sexual e gênero sexual. Além disso, demonstra que a cis/heteroafetividade, apesar de predominante, é só mais uma das identidades que existem. No decorrer deste trabalho são apresentadas estatísticas que comprovam a necessidade de uma educação intercultural para que haja na sociedade brasileira e, especialmente nas escolas, maior respeito às subjetividades humanas.
Abstract: This work analyzes the Brazilian feature film Alice Júnior (2019), a comedy aimed at young audiences, available on the Netflix platform. The film has the school as the main setting and a transgender high school student as the protagonist, using the Content Analysis methodology proposed by Laurence Bardin (1979). The aim of this study is to discuss transgenderism from a conceptual point of view and within formal teaching spaces, taking the film as a reference; understand how subjects' sexual and gender identities are constituted based on the theories of Joan Scot, Robert Stoller, Simone de Beauvoir, Gaylle Rubin, Michel Foucault, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, Berenice Bento, among others; perceive cinema as a source of knowledge and information that, according to Rosália Duarte and Eli Fabris, provides teachers and students with a rich understanding of the world. Through this study it is possible to understand that the film provides knowledge and reflections about the difference between sexual identity and gender. In addition, it demonstrates that cis/heteroaffectivity, despite being predominant, is just one more of the identities that exist. In the course of this work, statistics are presented that prove the need for an intercultural education so that in Brazilian society and, especially in schools, there is greater respect for human subjectivities.
Palavras-chave: Gênero
Sexualidade. Educação
Cinema
Transgeneridade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Facmais
Sigla da Instituição: FACMAIS
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://65.108.49.104:80/xmlui/handle/123456789/539
Data do documento: 9-Ago-2022
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