Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://65.108.49.104:80/xmlui/handle/123456789/872
Tipo: | Dissertação |
Título: | TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA: O USO DA REALIDADE VIRTUAL |
Autor(es): | ALVES, Kassio Miranda |
Primeiro Orientador: | CHAMPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira |
Resumo: | Com os diversos avanços tecnológicos, o uso de novas ferramentas para o ensino de anatomia humana tem se tornando cada vez mais dinâmico e eficiente. Dessa forma, o tema dessa pesquisa envolve a necessidade de criar novas ferramentas que permitam maior precisão no ensino, e também para o uso no diagnóstico dos pacientes, deixando este mais seguro e preciso, tem gerado diversos avanços na criação de novos equipamentos, aplicativos e softwares, entre eles, a realidade virtual. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o uso da realidade virtual no ambiente de aprendizagem de anatomia humana para o curso de Bacharelado em Fisioterapia. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de Periódicos Capes, PubMed, Embase e Medline, utilizando as palavras-chave realidade virtual, ensino de anatomia, virtual reality e teaching human anatomy, sendo então realizada uma meta-analise das informações contidas nos trabalhos escolhidos para avaliação. Concluiu-se, com base nos estudos de Conte e Martini (2015) que a realidade virtual é uma ferramenta de grande importância, que traz maior interesse dos estudantes para as aulas, cria um espaço mais produtivo, com informações mais refinadas e atuais sobre o corpo humano, fazendo que não seja necessário o uso constante de cadáveres, agilizando pesquisas e demonstrações práticas. Entretanto, diversos equipamentos e programas possuem custo elevado, fazendo com que diversas instituições de ensino não sejam capazes de adquiri-los. Sugere-se que esta nova estratégia de ensino seja amplamente divulgada, e que pesquisas que busquem diminuir os custos de produção destas novas ferramentas sejam realizadas. |
Abstract: | With the various technological advances, the use of new tools for teaching human anatomy has become increasingly dynamic and efficient. The need to create new tools that allow greater accuracy in teaching, and also for the use in diagnosing patients, making it safer and more accurate, has generated several advances in the creation of new equipment, applications and software, including virtual reality. Thus, the objective of this study was to evaluate the use of virtual reality in the human anatomy learning environment. To this end, a bibliographic survey was carried out in the Periódicos Capes, PubMed, Embase and Medline journals, using the keywords virtual reality, teaching anatomy, virtual reality and teaching human anatomy. It was concluded that virtual reality is a tool of great importance, that brings more interest from students to classes, creates a more productive space, with more refined and current information about the human body, making it unnecessary the constant use of cadavers, speeding up research and practical demonstrations. However, several pieces of equipment and programs are expensive, and many educational institutions are not able to afford them. It is suggested that this new way of teaching be widely disseminated, and that research that seeks to reduce the production costs of these new tools be carried out. |
Palavras-chave: | Educação Anatomia humana Ensino Aprendizagem Realidade virtual |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Faculdade Facmais |
Sigla da Instituição: | FACMAIS |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 1 |
metadata.dc.publisher.program: | PPG1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://65.108.49.104:80/xmlui/handle/123456789/872 |
Data do documento: | 8-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações do Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação - kassio.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.