Repositório Digital FacMais Facmais - Unidade: Inhumas Dissertações do Mestrado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://65.108.49.104:80/xmlui/handle/123456789/885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOPES, Rosana Maria-
dc.date.accessioned2024-03-25T15:42:11Z-
dc.date.available2024-03-08-
dc.date.available2024-03-25T15:42:11Z-
dc.date.issued2024-03-08-
dc.identifier.urihttp://65.108.49.104:80/xmlui/handle/123456789/885-
dc.description.abstractThis study falls within the research line of Education, Culture, Theories, and Pedagogical Processes, focusing on theatrical manifestations in Cezarina, Goiás, and their presence in municipal schools. The research aims to elucidate the understandings of school administrators, pedagogical coordinators, and teachers in the municipality of Cezarina about the presence of theater in the municipal schools of Cezarina, specifically in the 5th-grade classes. This endeavor involves specifically whether local theatrical culture is experienced in the educational context. Furthermore, check its presence in the curriculum of municipal schools. The study also aims to specify how the community of Cezarina, including the school environment, perceives these cultural manifestations. To achieve these objectives, a qualitative methodological approach was chosen, encompassing field research and semi-structured interviews with members of two distinct segments: the general community and the school community. The methodology also included a narrative review of relevant literature, placing the field research findings in a broader academic context. Discourse analysis, grounded in the works of Orlandi (2007, 2008, 2015), was employed as a theoretical-methodological resource to examine the interviews. For a comprehensive understanding of Cezarina's historical development, historiographical works by Franco (2010), exploring the local context, were consulted, complemented by socioeconomic data from IBGE and a study of Cezarina's school curriculum. Theorists Bourdieu (1989, 2007), Pessoa (1993, 2005), and Althusser (1989) contributed, respectively, to the cultural analysis, contextualization of theatrical manifestations, and understanding of the mechanisms of ideological reproduction and resistance. Charlot (2014) assisted in reflecting on the perspective of theater in the Cezarina school context. From these theoretical references, it was observed that although churches and the Cultural and Literary Association of Cezarina (ACLA) value their theatrical expressions, these practices often do not find the same space in the school environment, limited by the pressures of the neoliberalist model of teaching management (FREITAS, LIBÂNEO, 2016) that transform educational institutions into training centers for standardized exams, relegating education to the status of a commodity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade Facmaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectManifestações Teatraispt_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.titleMANIFESTAÇÕES TEATRAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CEZARINApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor1LEAL, Cristyane Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.description.resumoEste estudo se insere na linha de pesquisa Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos, concentrando-se nas manifestações teatrais em Cezarina-Goiás, e sua presença nas escolas municipais. A pesquisa visa elucidar as compreensões dos administradores escolares, coordenadores pedagógicos e professores do município de Cezarina, sobre a presença do teatro nas escolas municipais da cidade, nas turmas de 5° ano. Tal empreitada implica em compreender, especificamente, se a cultura teatral local é vivenciada no âmbito educacional. Além disso, verificar sua presença no currículo das escolas municipais. Também se propõe a especificar como a comunidade de Cezarina, incluindo o meio escolar, percebe essas manifestações culturais. Para atingir esses objetivos, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, englobando pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas, com integrantes de dois segmentos distintos: a comunidade, em geral, e a comunidade escolar. A metodologia incluiu também uma revisão narrativa da literatura relevante, situando as descobertas da pesquisa de campo num contexto acadêmico mais amplo. A análise do discurso, fundamentada nas obras de Orlandi (2007, 2008, 2015), foi empregada como recurso teórico-metodológico para examinar as entrevistas. Para uma compreensão abrangente do desenvolvimento histórico de Cezarina, recorreu-se às obras historiográficas de Franco (2010), que explora o contexto local, complementadas por dados socioeconômicos do IBGE e pelo estudo do currículo escolar de Cezarina. Os teóricos Bourdieu (1989, 2007), Pessoa (1993, 2005) e Althusser (1989) contribuíram, respectivamente, para a análise cultural, contextualização das manifestações teatrais e compreensão dos mecanismos de reprodução ideológica e resistência. Charlot (2014) auxiliou na reflexão sobre a perspectiva do teatro no contexto escolar cezarinense. A partir desses referenciais teóricos, observou-se que, apesar de as igrejas e a Associação Cultural e Literária de Cezarina (ACLA) valorizarem suas expressões teatrais, essas práticas, muitas vezes, não encontram o mesmo espaço no âmbito escolar, limitadas pelas pressões do modelo de gestão neoliberalista de ensino (FREITAS, LIBÂNEO, 2016), que transformam as instituições de ensino em centros de treinamento para exames padronizados, relegando a educação ao status de mercadoria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.publisher.initialsFACMAISpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações do Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação - rosana.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.